Seminários


Para empresas e organizações em geral


   

1. GESTÃO DO TEMPERAMENTO NO TRABALHO EM EQUIPE

         Cada membro da equipe descobre o seu perfil pessoal de temperamento.  O participante adquire melhor conhecimento de si e dos demais membros da equipe: seus pontos fortes, pontos fracos, necessidades especificas de buscar e ser buscado para socialização, exercer controle e ser controlado, bem como, suas tendências comportamentais, emocionais e afetivas. Os membros do time passam o conhecer o perfil uns dos outros, esclarecido na consultoria coletiva e individual. Por fim, os líderes, supervisores e, ou gerentes, adquirem conhecimento do perfil de  personalidade de seus liderados, otimizando, assim, as relações e prevenindo futuros conflitos.  

       Roteiro: Aplicação do teste A.P.S (Arno-Profile Systems), apresentação da teoria geral dos temperamentos; devolução do teste e consultoria coletiva; consultorias individuais; consultoria com o CEO ou líder senior para esclarecimentos e sugestões no contexto da dinâmica de sua  equipe. 


     2. GESTÃO DO ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO  

         Pesquisas apontam que o estresse no ambiente de trabalho é grandemente responsável por perda de produção, absenteísmo (falta ao trabalho) insatisfação, demissões, desmotivação e muitos outros problemas que fragilizam a organização.  Organizações que investem no empoderamento de seus associados para a prevenção e eliminação do estresse, aumentam sua produtividade, nível de satisfação e, eventualmente, de retorno financeiro. 

    Roteiro: Definição de estresse e seus sintomas físicos, emocionais e comportamentais; Identificação das causas mais comuns do estresse no ambiente de trabalho; técnicas de prevenção e eliminação do estresse pessoal e organizacional; método estratégico de combate a fatores estressores, tais como: mau uso do tempo, relacionamentos ácidos, ambiente de trabalho inadequado e expectativas pessoais negativas; e sugestões práticas para aumentar os níveis de resiliência.


3. RESOLUÇÃO RACIONAL E CRIATIVA DE PROBLEMAS 

       Uma das marcas de um bom líder, seja gerente, supervisor, coordenador, administrador, executivo ou qualquer outro nome que se lhe dê, é a habilidade de resolver problemas de maneira racionals e criativa. Muitas vezes, essa habilidade é a  diferença entre a excelência e a mediocridade, o sucesso e o fracasso, evoluir na carreira ou sair na “carreira.”

          Roteiro: Aplicação de teste-diagnóstico; Definição e simulação em grupos dos 4 passos do modelos racional de resolução de problemas; definição,  identificação  de “bloqueios conceituais”  (Constância, compromisso, compressão e complacência) na resolução de problemas, com dinâmica de grupo que exercita a criatividade na abordagem de problemas.


4. AS 7 PRÁTICAS DAS ORGANIZAÇÕES EFICAZES 

          Organizações eficazes produzem com clareza um lugar de chegada (êxito=visão), estreitam o foco e eliminam tudo que não leva ao êxito; se orientam por  processos (passos) e não por programas; produzem uma cultura ética orientada por resultados; movem-se de maneira estratégica e desenvolvem constatemente novos líderes,  a partir de um ciclo que envolve planejamento, execução em equipe, avaliação , correção de rota e celebração de pequenas e grandes vitórias.

     Roteiro: Mensuração diagnóstica, apresentação teórica, estudo de caso, dinâmica de grupo e esboçamento de um projeto organizacional com base nos princípios estudados.


          5. AS CINCO MARCAS DE UM LÍDER EMOCIONALMENTE INTELIGENTE

         Com base nos respectivos e clássicos trabalhos de Daniel Goleman e Peter Drucker, destacamos que a competência técnica, embora seja de grande importância, é secundária à competência emocional. Um líder emocionalmente inteligente tem dobrada condição, em comparação com o tecnicamente competente, de atrair, manter e desenvolver uma equipe de trabalho produtiva e altamente satisfeita. Assim como a inteligência técnica, a competência emocional pode ser adquirida, desenvolvida e compartilhada, aumentando, assim, o nível de influência no exercício da liderança.

        Roteiro: Mensuração diagnóstica, apresentação teórica, estudo de casos e esboçamento de um projeto voltado a adquirir ou aumentar o nível de inteligência emocional.

6. Gestão de conflitos



      Neste seminário vamos buscar a compreensão e a prática de gestão de conflitos interpessoais, tanto no contexto pessoal, quanto organizaçional. Embora, conflitos sejam, também, uma plataforma de tensão permanente, eles produzem criatividade, competitividade saudável e produtividade com melhor qualidade. Os líderes que aprendem a explorar positivamente os conflitos são mais bem sucedidos que aqueles cujo esforço recai em sufocar, esconder, ou simplesmente ignorar a presença e importância deles

                               Roteiro: Mensuração diagnóstica, apresentação teórica, estudo de casos  e simulação de uma situação-conflito




PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS SEMINÁRIOS


Todos o seminários observam a seguinte orientação

  1. Mensuração da habilidade atual ( Instrumentos de pesquisa). Objetivo: Medir o nivel de habilidade e e conhecimento, produzindo prontidao para mudancas

  1. Aprendizagem teorica (Apresentação teórica). Objetivo: Ensinar princípios corretos e apresentar nova direção comportamental

  1. Estudo de caso (Apresentação de casos). Objetivo: Mostrar exemplos de “performance” apropriada e inadequada. Analisar principios de comportamento e a razão porque funcionam.

  1. Prática. (exercícios, simulações, dramatização). Objetivo: Praticar os principios aprendidos, ajustando-os ao estilo pessoal; receber feedback e assistência.

  1. Aplicação (Tarefas comportamentais) Objetivo: transferir o aprendizado para o contexto da vida rea. Estimular desenvolvimento pessoal continuado.