quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

VOCÊ CONHECE SEUS FORTES E SEUS PONTOS FRACOS?


Devemos nos colocar no lugar em que a nossa contribuição seja a mais significativa.  (P. Drucker)


 Aquiles, personagem da mitologia grega, era filho da deusa Tetis com um mortal chamado Peleu. Querendo garantir a imortalidade do filho, Tetis o levou ao rio da imortalidade. Lá, pegou-o pelo calcanhar e o mergulhou. Mas, com medo de perdê-lo para as profundezas, continuou segurando seu calcanhar, que não foi mergulhado. Resultado: Aquiles ficou imortal, mas o calcanhar acabou sobrando como seu ponto fraco.


            O mito mostra que todo ser humano, por mais forte que seja, tem pontos fracos. Cada um de nós tem um perfil duplo, vantagens e desvantagens em sua maneira de funcionar. Descobrir esse perfil e atuar no sentido de maximizar os pontos forte e diminuir o impacto dos pontos fracos, é de importância visceral para ser bem sucedido em qualquer área da vida, seja de ordem profissional, relacional, emocional ou espiritual.



            Peter Drucker, um dos mais renomados consultores na área de gestão organizacional, afirma que a maior parte das pessoas  não conhece, com clareza, quais são seus pontos fracos, muito menos, seus pontos fortes. Elas acham que sabem, mas, normalmente, estão erradas.  Assim, seguem gastando a maior parte de suas energias tentando desenvolver as áreas em que são fracas e deixando de atuar predominantemente a partir de seus pontos fortes. Tentar construir desempenho excelente em cima de fraquezas, já é em si uma fraqueza.



            Em que você é bom? O que você faz e identifica seu estilo, seu brilho, sua assinatura? Você sabe com clareza quais são seus pontos fortes? Se não sabe, é crucial que descubra.  Pois bem, ao ficar clara a sua assinatura funcional, passe, então, a atuar a  partir dessa plataforma. Seu trabalho será mais natural, mais fluente; seu esforço será menor, seu nível se satisfação será maior, e sua capacidade produtiva dobrará.



            No trabalho em equipe, aquilo em que você é forte é o que diferencia você dos outros membros do time. O outro pode ser bom em outra coisa, mas naquela área você é a autoridade. Quando você funciona a partir daquilo em que você é forte, sua assinatura é vista por todos, indicando, assim, que aquela obra é sua e de mais ninguém, porque, raramente, alguém vai fazer como você faz, dirá como você diz, criará como você cria.



            Por outro lado, quando você tenta ser igual aos outros, imitar o estilo dos outros, fazer como os outros fazem, dizer como os outros dizem e liderar como os outros lideram, você passa a funcionar abaixo da média, mediocrizando seu desempenho. Seu esforço é maior, sua satisfação é menor e, consequentemente, sua produtividade decresce. Por isso, seja você! Desenvolva sua própria assinatura e sua face profissional a partir da concentração de esforços para melhorar, ainda mais, aquilo em que você já é bom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário